Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2013


SEGUNDA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO GRUPO 1 - AEROPORTO.
Texto: Aeroporto
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Público: 9°ano
Objetivo: Reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase no gênero crônica, desenvolvendo as capacidades de decodificação, compreensão e intertextualidade.
Conteúdo: Elementos da narrativa, discurso direto e indireto, elementos gramaticais questionados pelos estudantes durante o trabalho com o texto.
Competências e Habilidades:
  • Identificar informações prévias do texto.
  • Reconhecer contextos presentes no texto.
  • Produzir inferências.
  • Reconhecer intencionalidade.
  • Comparar diferentes contextos com a mesma temática.
  • Elaborar releitura de texto.
Estratégias:
  • Antecipação: apresentar o autor (características pertinentes à narrativa) e título
( expectativas)
  • Leitura pelo professor do primeiro parágrafo e questionamento do professor sobre comportamentos esperados de um hóspede.
  • Leitura individualizada.
  • Discutir o texto com os estudantes a partir da compreensão que tiveram em cada ponto do texto, destacar como o autor estrutura a narrativa para despertar emoções no leitor.
  • Proporcionar ao estudante o contato, se houver possibilidade na escola, com trechos do filme Olha quem está falando.
  • Comparar a situação e linguagem do filme com o texto.
  • Produção oral com mudança de perspectiva da narrativa, a voz do texto agora é a voz do bebê. Os estudantes escolhem o formato da apresentação.
Recursos: texto impresso para cada aluno ( se for possível) ou cópia do texto da lousa, sala multimídia (se houver na escola) e filme (provavelmente será necessário pedir verba para a APM para alugar).
Avaliação: participação do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário