QUADRO SÍNTESE - Texto PAUSA- Moacyr Scliar
Tempo Previsto: 5 a 7 aulas Série : 7ª. Série (8º.ano)
Objetivos: ampliar a competência leitora e reconhecer a tipologia narrativa e ampliar suas características.
Conteúdo: características das tipologias narrativas com ênfase no gênero conto.
Competências e Habilidades: inferir tema ou o assunto principal de um texto, com base em informações contidas no titulo e corpo do texto.
Estratégias: roda de conversa, análise e comparação do conto com outros gêneros textuais.
Recursos: xerocópia do texto, mídias, caderno do professor e do aluno, livro didático.
Avaliação: leitura e análise do conto, a partir de questões que contemplem as estratégias de leitura de Roxane Rojo.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
I – Ativação de conhecimento de mundo
Antecipação
Checagem de hipóteses
- Você já leu algum conto?
- O que você entende por “Pausa”?
- Hoje em dia, as pessoas costumam fazer pausas? Para quê?
- É importante a pessoa ter “um tempo para si”? Para quê?
- Sabendo-se que o titulo do texto é “Pausa”, sobre o que ele pode tratar?
- Como você imagina as personagens do texto?
- Descreva como poderia ser o espaço desse texto?
- Qual é a relação de “pausa” com o texto?
II- Localização de informações
Comparação de informação
Generalização
- Qual o assunto principal do texto?
- Comente sobre os personagens?
- Descreva as ações do personagem principal?
III- Produção de inferências globais/locais.
- Quanto tempo durou essa história?
- Por quê o gerente do hotel chama o personagem Samuel, de Isidoro?
IV- Recuperação do contexto de produção de texto. Definição de finalidades.
- Quem é o autor do texto?
- Qual o público alvo?
- Qual a visão de mundo que esse texto traz?
- Qual a finalidade desse texto?
V- Percepção de relações de intertextualidade
Será utilizada a música “Cotidiano”de Chico Buarque de Holanda para recuperar o diálogo entre os diferentes texto
CÁTIA, QUE PRIMOR!fICOU ÓTIMA A POSTAGEM DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM. PARABÉNS!
ResponderExcluirQue bom que gostou! Fico feliz!!!!!
ResponderExcluir