Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem Grupo 1 - Pausa















QUADRO SÍNTESE - Texto PAUSA- Moacyr Scliar

Tempo Previsto:                   5 a 7 aulas                   Série : 7ª. Série (8º.ano)

Objetivos: ampliar a competência leitora e reconhecer a tipologia narrativa e ampliar suas características.

Conteúdo: características das tipologias narrativas com ênfase no gênero conto.

Competências e Habilidades: inferir tema ou o assunto principal de um texto, com base em informações contidas no titulo e corpo do texto.

Estratégias: roda de conversa, análise e comparação do conto com outros gêneros textuais.

Recursos: xerocópia do texto, mídias, caderno do professor e do aluno, livro didático.

Avaliação: leitura e análise do conto, a partir de questões que contemplem as estratégias de leitura de Roxane Rojo.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


I –      Ativação de conhecimento de mundo
            Antecipação
            Checagem de hipóteses

  1. Você já leu algum conto?
  2. O que você entende por “Pausa”?
  3. Hoje em dia, as pessoas costumam fazer pausas? Para quê?
  4. É importante a pessoa ter “um tempo para si”? Para quê?
  5. Sabendo-se que o titulo do texto é “Pausa”, sobre o que ele pode tratar?
  6.  Como você imagina as personagens do texto?
  7. Descreva como poderia ser o espaço desse texto?
  8. Qual é a relação de “pausa” com o texto? 

II-     Localização de informações
Comparação de informação
Generalização

  1. Qual  o assunto principal do texto?
  2. Comente sobre os personagens?
  3. Descreva as ações do personagem principal?

III-             Produção de inferências globais/locais.
  1. Quanto tempo durou essa história?
  2. Por quê o gerente do hotel chama o personagem Samuel, de Isidoro?

IV-             Recuperação do contexto de produção de texto. Definição de finalidades.

  1. Quem é o autor do texto?
  2. Qual o público alvo?
  3. Qual a visão de mundo que esse texto traz?
  4. Qual a finalidade desse texto?

V-         Percepção de relações de intertextualidade

Será utilizada a música “Cotidiano”de Chico Buarque de Holanda para recuperar o diálogo entre os diferentes texto

2 comentários:

  1. CÁTIA, QUE PRIMOR!fICOU ÓTIMA A POSTAGEM DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Fico feliz!!!!!

    ResponderExcluir