Translate

domingo, 2 de junho de 2013

Meu depoimento sobre leitura e escrita

Olá colegas!!!
A LEITURA EM MINHA VIDA.
 Após ler tantos depoimentos tão significativos relacionados à leitura, não sei se conseguirei elaborar meu próprio depoimento de forma tão brilhante.
Os livros, para mim, são oportunidades de sair um pouco da minha realidade imediata. Sempre gostei muito estudar, era chamada na escola de CDF. Até hoje não sei exatamente o essa sigla significa, mas mesmo assim me orgulhava em ser “CDF”.
Tive uma infância difícil, por isso não tinha condições para ter muitos livros e como precisava cuidar de meus irmãos para minha mãe trabalhar, também não tinha muito tempo para me dedicar à leitura fora da escola, por isso aproveitava o tempo que tinha na escola para me dedicar às leituras.
O primeiro livro que li fora da escola, e lógico escondido, foi CRISTIANE F. Eu tinha uns 12 anos, não me lembro exatamente. Fiquei chocada com a história, não acreditava que uma realidade daquela pudesse existir, mais tarde, descobri que realidades como aquela existem e muito.
Foi um livro que me marcou muito, pois depois de ler aquela história e conhecer a realidade daquela garota, passei a dar mais valor à minha vida e a todos os ensinamentos que recebi da minha mãe. Passei a entender porque minha mãe, que sozinha, trabalhava duro para nos sustentar e pedia tanto para que eu tomasse cuidado com o que o mundo lá fora me oferecia, já que eu era a mais velha, receber esses valores e passá-los aos meus irmãos era minha obrigação.
Após essa leitura, percebi o quanto os livros podem nos ajudar a superar obstáculos ou a fugir de certos “furacões” que passam em nossas vidas.  Comecei a ler com mais frequência indo à Biblioteca Pública Monteiro Lobato em São Bernardo. Tenho a carteirinha até hoje. Está bem “amarelada” pelo tempo.
No depoimento de Contardo Calligaris, ele diz que a leitura é um meio de “sonhar sua própria liberdade” ou se “humanizar” como disse Antonio Candido. Aquele Antonio Candido que me tirou o sono na época da faculdade!
A leitura, além de “humanizar”, ensina que o mundo pode ser diferente, só precisamos dar vida ao que lemos, saber entender o  sentido das palavras e o que elas representam para nosso desenvolvimento.  Hoje, leio muitos livros espíritas, me ajuda muito a entender situações, que antes, eram estranhas para mim. Passei a “reinventar” a vida a partir das leituras que faço com esse tipo de literatura.
Um grande abraço a todos
Cátia

Nenhum comentário:

Postar um comentário